Bom pessoal, já que a sessão de roteiros e histórias anda abandonada (cri...cri...), vou dar uma levantada nela.
Nesse tutorial, vou dar algumas dicas que podem ser muito bem aproveitadas para criar qualquer tipo de história (desde de ficção a romance, para livros ou jogos e muito mais).
1 - Gênero da História.
Esse é um fator muito importante na história. Você iria gostar de ler uma história que se diz medieval, mais na verdade tem o sentido de história pré-histórica? É claro que não! Então pense muito bem antes de definir qual o gênero de sua história, pois assim será mais fácil para começar criar a história.
2 - Estude o gênero de sua história.
Depois de definir o gênero da história, estude o gênero. Pesquise como é(era) o modo de vida das pessoas daquele gênero, o que fazem(iam), quais os empregos existentes, a alimentação, as pousadas. Emfim, pesquise tudo que for possível sobre o gênero que você escolher. Você não acha que uma história moderna combinaria com o gênero medieval, não é?
3 - Procure inspiração
Agora que já decidiu o gênero, não significa que você já consegue criar uma história perfeita do nada. É preciso ter uma ou mais fontes de inspiração para poder ter idéias melhores. Algumas boas fontes de inspiração são jogos da série Final Fantasy (para jogos medievais-fantasiosos) e da série Valkyrie Profile (para jogos de mitologia)
4 - Esboce suas idéias
Já tem o gênero? Sabe tudo que precisa saber sobre ele? Tem as fontes de inspiração necessária? Então comece a esboçar todas as suas idéias em um papel separado, peça opiniões de outras pessoas, leia muito, pois assim suas idéias saíram da sua cabeça como se fossem palavras que estão saindo da sua boca.
5 - Retire o que não servir
Depois de esboçar todas as suas idéias, retire o que não servirá para a história, fique apenas com o que será necessário. E lembre-se sempre disso: as vezes é necessário tirar coisa boas da história para a história não ficar enjoativa e sem noção.
6 - Organize o que sobrou
Depois de tirar o que não será preciso usar, organize todas as suas idéias, formando uma linha do tempo. Com uma linha do tempo, sua história ficaria mais fácil de entender e prenderia bastante o leitor/jogador.
7 - Comece a criar sua história
Já tem tudo que precisa, tudo organizado? Então comece a criar sua história. Aumente se for preciso, edite quantas vezes forem necessárias, e nunca tenha pressa em terminar, pois esse é o pior erro que um maker pode cometer. Faça ela aos poucos, pois no decorrer do tempo, surgiram novas idéias. Mesmo que seja uma linha por dia, mais nunca tenha pressa em terminar.
8 - Não crie Fan-Games
É um roteirista novato e quer treinar suas habilidades? Nunca crie um Fan-Game (no caso, Fan-história ), pois assim você será influenciado pela história original e assim, não conseguirá criar uma completamente original, colocando os fatos do game original na sua história. Isso pode ser um erro muito comun entre roteiristas novatos. "Mais se eu criar uma continuação a minha maneira, já vou me tornar um Roteirista Experiente". Errado. Se quer se tornar um verdadeiro roteirista, comece criando suas próprias histórias, seus próprios personagens. Assim, estará treinando sua habilidade e se aperfeiçoando cada vez mais! Deixe para criar fan-games quando já for um roteirista experiente, pois ficaria mais fácil criar novos fatos em vez de usar os fatos da idéia original.
Espero que gostem das minhas dicas e façam bom proveito delas.
P.S: Não é obrigado seguir essas dicas, cada um cria a história do seu jeito. Isso foi apenas uma forma de facilitar o trabalho de criar histórias.
Créditos a Mundo Rpg Maker e a RPG Maker Brasil, que foi onde encontrei ótimos guias de como criar uma boa história e poder me tornar um Roteirista Profissional.
E créditos também para a TRM, por disponibilizar o espaço para poder criar este tópico.
Abraços à todos os Makers da TRM e Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!
Nesse tutorial, vou dar algumas dicas que podem ser muito bem aproveitadas para criar qualquer tipo de história (desde de ficção a romance, para livros ou jogos e muito mais).
1 - Gênero da História.
Esse é um fator muito importante na história. Você iria gostar de ler uma história que se diz medieval, mais na verdade tem o sentido de história pré-histórica? É claro que não! Então pense muito bem antes de definir qual o gênero de sua história, pois assim será mais fácil para começar criar a história.
2 - Estude o gênero de sua história.
Depois de definir o gênero da história, estude o gênero. Pesquise como é(era) o modo de vida das pessoas daquele gênero, o que fazem(iam), quais os empregos existentes, a alimentação, as pousadas. Emfim, pesquise tudo que for possível sobre o gênero que você escolher. Você não acha que uma história moderna combinaria com o gênero medieval, não é?
3 - Procure inspiração
Agora que já decidiu o gênero, não significa que você já consegue criar uma história perfeita do nada. É preciso ter uma ou mais fontes de inspiração para poder ter idéias melhores. Algumas boas fontes de inspiração são jogos da série Final Fantasy (para jogos medievais-fantasiosos) e da série Valkyrie Profile (para jogos de mitologia)
4 - Esboce suas idéias
Já tem o gênero? Sabe tudo que precisa saber sobre ele? Tem as fontes de inspiração necessária? Então comece a esboçar todas as suas idéias em um papel separado, peça opiniões de outras pessoas, leia muito, pois assim suas idéias saíram da sua cabeça como se fossem palavras que estão saindo da sua boca.
5 - Retire o que não servir
Depois de esboçar todas as suas idéias, retire o que não servirá para a história, fique apenas com o que será necessário. E lembre-se sempre disso: as vezes é necessário tirar coisa boas da história para a história não ficar enjoativa e sem noção.
6 - Organize o que sobrou
Depois de tirar o que não será preciso usar, organize todas as suas idéias, formando uma linha do tempo. Com uma linha do tempo, sua história ficaria mais fácil de entender e prenderia bastante o leitor/jogador.
7 - Comece a criar sua história
Já tem tudo que precisa, tudo organizado? Então comece a criar sua história. Aumente se for preciso, edite quantas vezes forem necessárias, e nunca tenha pressa em terminar, pois esse é o pior erro que um maker pode cometer. Faça ela aos poucos, pois no decorrer do tempo, surgiram novas idéias. Mesmo que seja uma linha por dia, mais nunca tenha pressa em terminar.
8 - Não crie Fan-Games
É um roteirista novato e quer treinar suas habilidades? Nunca crie um Fan-Game (no caso, Fan-história ), pois assim você será influenciado pela história original e assim, não conseguirá criar uma completamente original, colocando os fatos do game original na sua história. Isso pode ser um erro muito comun entre roteiristas novatos. "Mais se eu criar uma continuação a minha maneira, já vou me tornar um Roteirista Experiente". Errado. Se quer se tornar um verdadeiro roteirista, comece criando suas próprias histórias, seus próprios personagens. Assim, estará treinando sua habilidade e se aperfeiçoando cada vez mais! Deixe para criar fan-games quando já for um roteirista experiente, pois ficaria mais fácil criar novos fatos em vez de usar os fatos da idéia original.
Espero que gostem das minhas dicas e façam bom proveito delas.
P.S: Não é obrigado seguir essas dicas, cada um cria a história do seu jeito. Isso foi apenas uma forma de facilitar o trabalho de criar histórias.
Créditos a Mundo Rpg Maker e a RPG Maker Brasil, que foi onde encontrei ótimos guias de como criar uma boa história e poder me tornar um Roteirista Profissional.
E créditos também para a TRM, por disponibilizar o espaço para poder criar este tópico.
Abraços à todos os Makers da TRM e Feliz Natal e próspero Ano Novo!!!