como virei ADM agora
vou postar um tutorial de GM (Game Maker)
Esses dias eu tava pesquisando por ai e axei um tuto mto bom e resolvi postar aki:
Primeiramente Crie 5 Objetos(com sprites):
obj_bomba
obj_player
obj_bloco
obj_explode
obj_bloco_explode(bloco que pode explodir)
Vamos Começar com o simples , Vamos Programar o Personagem.
Vá nas Propiedades do "obj_player" adicione o Evento "Keyboard" > Left e adicione a Ação start Moving in a Direction clique
sobre a seta "<-" e na speed coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > Right e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "->" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > up e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "/\" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > Down e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "\/" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > No Key e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre o quadrado "◘" e na
speed coloque 3
O Movimento do Nosso Personagem ja esta Pronto!! , Agora Vamos Fazer o Personagem Soltar as Bombas , Vamos la nas Propiedades
do obj_player adicione um evento Create Vá na Aba Control e Adicione uma Variavel no campo Veriable coloque o seguinte:
global.balas_da_arma
e no Campo Value Deixe "99999" ( a quantidade de Bombas );
https://2img.net/r/ihimizer/img233/6043/bomberman1nt1.jpg
Adicione outra Variavel , em Variable coloque: pode_atirar , e em Value Coloque: true ,Adicione um evento Alarm0 , na aba
control adicione uma Variavel , em Variable coloque: pode_atirar , e em Value Coloque: true
Agora Vamos fazer o Nosso Jogador Soltar bombas , Adicione um Evento "Keyboard" > space ,e adicione a ação "Test Variable" em
Variable coloque: global.balas_da_arma , em Value Coloque: 0 , e em Operation: Large Than.
https://2img.net/r/ihimizer/img229/5606/bomberman2yl3.jpg
ainda no evento space Adicione a Ação: "Start of a Block" , adicione uma ação "Test
Variable" em variable coloque: pode_atirar ,em value: true , em operation:equal to , Agora Adicione uma Ação "Start Of a
Block " , agora adicione uma ação: "Create Instance" (aba main) , em Object selecione o "obj_bomba" em X deixe: 0 e em Y
deixe :0 marque a Opção "Relative";
Adicione uma Variavel , em variable coloque: global.balas_da_arma ,em value coloque: -1 e marque a Opção "Relative"
Adicione Outra Variavel , em variable coloque: pode_atirar , e em value: False ,na aba Main2 Adicione uma Ação "Set Alarm" no
campo number of steps coloque 15, no campo in no alarm selecione "Alarm0" , Adicione a ação end Of Block duas vezes(aba
control);
Agora vamos Programar nossa bomba Para explodir;
Vá nas Propiedades do obj_bomba Adicione um evento "Create" e adicione uma ação "start move in a direction" clique sobre o
quadrado(meio) "◘", ou seja sempre que o player soltar a bomba ela ficaram no lugar onde o player está...
Agora adicione um ação "Set Alarm" , no number of steps deixe: 10 e no campo in no Alarm selecione: Alarm0,
Agora Crie um Evento Alarm0 ,e adicione a ação "start move in a direction" clique sobre o quadrado(meio) "◘", Adicione tbm a
Ação Set Alarm no number of steps deixe: 50 e no campo in no Alarm selecione: Alarm1 ,
Agora Crie um Evento Alarm1 e adicione a Ação Change Instance , no change into selecione o "obj_explode" no perform events
deixe yes.
Adicione um evento Outside Room , e adicione uma ação "Destroy the distance".
Agora Vamos na Propiedade do Objeto: "obj_explode" adicione um evento Create , na aba control adicione a ação "Execute Piece
Of Code" ou "Execute Code" e coloque o seguinte código :
CÓDIGO:
effect_create_below(ef_explosion,x,y,0,c_red) // efeitos de Explosão
effect_create_below(ef_smokeup,x,y,2,c_gray)
effect_create_below(ef_explosion,x,y,1,c_orange)
Agora Adicione um evento Animation end , e adicione a ação Destroy the distance
Agora Adicione um evento de colisão com o: obj_bloco_explode e adicione a ação
Destroy the distance mas deixe Marcado Other
Agora voltamos ao Obj_player e adicione um evento de colisão com o obj_bloco e adicione a Ação Start Move in a direction e
aperte o (meio) em speed deixe 3 , nao esqueça de deixar o bloco com a opção solid marcada
Os Inimigos ficam com vcs
vou postar um tutorial de GM (Game Maker)
Esses dias eu tava pesquisando por ai e axei um tuto mto bom e resolvi postar aki:
Primeiramente Crie 5 Objetos(com sprites):
obj_bomba
obj_player
obj_bloco
obj_explode
obj_bloco_explode(bloco que pode explodir)
Vamos Começar com o simples , Vamos Programar o Personagem.
Vá nas Propiedades do "obj_player" adicione o Evento "Keyboard" > Left e adicione a Ação start Moving in a Direction clique
sobre a seta "<-" e na speed coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > Right e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "->" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > up e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "/\" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > Down e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre a seta "\/" e na speed
coloque 3
adicione outro Evento "Keyboard" > No Key e adicione a Ação start Moving in a Direction clique sobre o quadrado "◘" e na
speed coloque 3
O Movimento do Nosso Personagem ja esta Pronto!! , Agora Vamos Fazer o Personagem Soltar as Bombas , Vamos la nas Propiedades
do obj_player adicione um evento Create Vá na Aba Control e Adicione uma Variavel no campo Veriable coloque o seguinte:
global.balas_da_arma
e no Campo Value Deixe "99999" ( a quantidade de Bombas );
https://2img.net/r/ihimizer/img233/6043/bomberman1nt1.jpg
Adicione outra Variavel , em Variable coloque: pode_atirar , e em Value Coloque: true ,Adicione um evento Alarm0 , na aba
control adicione uma Variavel , em Variable coloque: pode_atirar , e em Value Coloque: true
Agora Vamos fazer o Nosso Jogador Soltar bombas , Adicione um Evento "Keyboard" > space ,e adicione a ação "Test Variable" em
Variable coloque: global.balas_da_arma , em Value Coloque: 0 , e em Operation: Large Than.
https://2img.net/r/ihimizer/img229/5606/bomberman2yl3.jpg
ainda no evento space Adicione a Ação: "Start of a Block" , adicione uma ação "Test
Variable" em variable coloque: pode_atirar ,em value: true , em operation:equal to , Agora Adicione uma Ação "Start Of a
Block " , agora adicione uma ação: "Create Instance" (aba main) , em Object selecione o "obj_bomba" em X deixe: 0 e em Y
deixe :0 marque a Opção "Relative";
Adicione uma Variavel , em variable coloque: global.balas_da_arma ,em value coloque: -1 e marque a Opção "Relative"
Adicione Outra Variavel , em variable coloque: pode_atirar , e em value: False ,na aba Main2 Adicione uma Ação "Set Alarm" no
campo number of steps coloque 15, no campo in no alarm selecione "Alarm0" , Adicione a ação end Of Block duas vezes(aba
control);
Agora vamos Programar nossa bomba Para explodir;
Vá nas Propiedades do obj_bomba Adicione um evento "Create" e adicione uma ação "start move in a direction" clique sobre o
quadrado(meio) "◘", ou seja sempre que o player soltar a bomba ela ficaram no lugar onde o player está...
Agora adicione um ação "Set Alarm" , no number of steps deixe: 10 e no campo in no Alarm selecione: Alarm0,
Agora Crie um Evento Alarm0 ,e adicione a ação "start move in a direction" clique sobre o quadrado(meio) "◘", Adicione tbm a
Ação Set Alarm no number of steps deixe: 50 e no campo in no Alarm selecione: Alarm1 ,
Agora Crie um Evento Alarm1 e adicione a Ação Change Instance , no change into selecione o "obj_explode" no perform events
deixe yes.
Adicione um evento Outside Room , e adicione uma ação "Destroy the distance".
Agora Vamos na Propiedade do Objeto: "obj_explode" adicione um evento Create , na aba control adicione a ação "Execute Piece
Of Code" ou "Execute Code" e coloque o seguinte código :
CÓDIGO:
effect_create_below(ef_explosion,x,y,0,c_red) // efeitos de Explosão
effect_create_below(ef_smokeup,x,y,2,c_gray)
effect_create_below(ef_explosion,x,y,1,c_orange)
Agora Adicione um evento Animation end , e adicione a ação Destroy the distance
Agora Adicione um evento de colisão com o: obj_bloco_explode e adicione a ação
Destroy the distance mas deixe Marcado Other
Agora voltamos ao Obj_player e adicione um evento de colisão com o obj_bloco e adicione a Ação Start Move in a direction e
aperte o (meio) em speed deixe 3 , nao esqueça de deixar o bloco com a opção solid marcada
Os Inimigos ficam com vcs